4 Usos para um Chatbot na sua Startup

Muito se fala sobre os chatbots hoje em dia, mas será que toda essa tecnologia pode ser mesmo usada para facilitar rotinas dentro da startup? Você conhece provavelmente os chatbots através dos tão famosos robôs do Messenger do Facebook, não é mesmo?

Os chatbots podem ser utilizados para diversas funcionalidades dentro e fora do ambiente corporativo. Em uma simples mensagem resposta de um chatbot para um usuário dentro de um ambiente virtual, quase nem se pode perceber que está se falando com um robô.

Os bots – como também são chamados – são muito visualizados na versão mobile tendo em vista que muitos dos celulares utilizados atualmente já têm aderência para esse sistema.

Mas como funciona tudo isso?

O usuário faz uma solicitação que estará dentro dos padrões estabelecidos pelo Bot e ele, por sua vez, compreendendo a solicitação responde de acordo com parâmetros. Não é como se fosse uma pessoa respondendo, mas é muito parecido.

Agora nós separamos para vocês os 4 usos de chatbot para uma startup só para vocês verem o quanto este pequeno robô tem muitas funcionalidades dentro de empresas nascentes.

1.     Qualificação de leads

Para explicar um pouco o que são leads, temos que elas são pessoas interessadas no seu produto e que formam um cadastro através de interação do e-mail. Elas são o carro chefe de uma empresa que atua em ambiente virtual hoje.

Para qualificar leads é preciso um grupo de pessoas com conhecimento em marketing digital, mas com os chatbots tudo isso modificou. A facilidade com que eles selecionam os leads através de conteúdo certo para cada etapa do funil, por exemplo, é uma das particularidades desta ferramenta.

Fala-se muito em marketing 2.0 e os bots são complementos para essa nova era. Basta que você acione um chatbot para funcionar e com simples perguntas seus leads serão selecionados e movimentados dentro do funil de vendas.

2.     Funil de Vendas

Você sabia que um bot pode ser usado para enviar informações dos seus negócios como dados de produtos, imagens e até PDF’s?

Pois é, os chatbots são mesmo uma ferramenta incrível e só tende a ajudar sua empresa a aprimorar resultados facilitando o acesso aos dados e sem falar na acurácia dos mesmos.

Como funcionam em ambiente virtual, os chatbots facilmente se integram a sistemas que podem identificar em que etapa do funil de vendas o cliente em potencial se encontra e assim tendo maiores possibilidades de movimentá-los.

Com dados de produtos, imagens e PDF’s à sua mão fica mais fácil a negociação com o cliente.

E-mail marketing 2.0

Por que utilizar um chatbot para fazer e-mail marketing? Simplesmente porque a taxa de abertura de e-mails com o chatbot é superior a 50%, enquanto que do e-mail marketing tradicional a taxa de abertura é de 20%.

Como você pode ver os bots são mais ágeis na resposta, e quando se fala em resposta rápida dentro de uma empresa, qualquer solução mais aprimorada é foco principal.

Como os números mostram, o e-mail marketing tradicional tem perdido o foco para os chatbots que funcionam todos os dias e com uma precisão muito maior.

Suporte ao cliente

Que tal desafogar o setor de suporte ao cliente? Não seria nada mal se tivéssemos um robô exclusivo para responder a todas as perguntas e dar as respostas corretas dentro dos parâmetros da empresa.

Com os chatbots é assim: você o programa para uma tarefa e ele simplesmente executa. Há grandes problemas nesse setor de atendimento e suporte aos clientes hoje. Muitos saem insatisfeitos e com mais reclamações ainda.

Uma grande oportunidade na área, os chatbots tendem a responder cada vez mais rápido às solicitações dos clientes sanando todas as suas dúvidas.

Conclusão

Tendo em vista todo esse movimento entre o marketing digital que representa a nova era, e o marketing tradicional o que podemos ver é que as inovações no meio tecnológico têm alcançado satisfatoriamente. Os chatbots são a prova disto.

Seja para qualificação de leads, funil de vendas, o novo e-mail marketing ou suporte ao cliente, se você tem uma startup deve também considerar ter um destes para sua empresa.