Como adicionar o botão do WhatsApp no site da sua empresa?

Uma das maiores lições que eu aprendi na vida sobre escolher a forma de atendimento da minha empresa veio tarde – na verdade, aconteceu no meu segundo empreendimento.

Eu estava montando o site de um curso gravado que eu iria vender, uma coisa era fato: eu precisava deixar um canal de suporte e atendimento ao cliente.

Até vi uma opção bem interessante… era um chat que eu poderia embedar no meu próprio site e fazer o atendimento.

Eu ACHAVA que aquilo melhoraria minhas taxas de conversão – e a gente precisa lembrar que achar não é uma opção quando falamos de negócio.

E foi aí que eu percebi algumas limitações bem complicadas, aliás, duas: para usar o chat embedado, o usuário precisa ficar com o site aberto o tempo todo para ser atendido e a pessoa responsável pelo atendimento não pode sair da tela da plataforma de chat… caso contrário, o serviço de atendimento ficaria indisponível.

Opa, pera aí…

Minha equipe não era grande, e o mais importante, minha equipe era multifuncional. Como poderia deixar alguém preso ali? Ou deixar um cliente falando sozinho?

Mas nenhuma dessas era uma opção viável!

Você já se viu nessa sinuca de bico?

Por isso, o ideal é que você coloque o botão do WhatsApp diretamente no seu site, substituindo esse chat embedado.

Dessa forma, além de privilegiar a experiência do seu cliente, que vai poder usar o app que ele está mais acostumado, os seus colaboradores também terão a mesma notificação e um ambiente mais amigável de trabalho.

Por isso, sem mais delongas aqui vai o código html do botão do WhatsApp para você colocar no seu site:

 

<a href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=NÚMERODETELEFONE (55DDDNÚMERO)&amp;text=Olá, quero mais informações!” class=”float” id=”wpp” target=”_blank”>

<i class=”fa fa-whatsapp my-float”></i>

</a>

 

Obs: lembre-se de trocar NÚMERO DE TELEFONE pelo número da sua empresa no formato (55DDDnúmero)

Agora, só fornecer esse código para o desenvolvedor ou web designer que cuida do seu site, que ele instalará de maneira fácil e ativará na hora.

Incrível, né?

Mas espere um momento…

Ah, se você ficou curioso sobre o fim da história…

Foi o seguinte:

Descobrimos que o botão que levava para o WhatsApp da empresa, mesmo direcionando o usuário para um ambiente fora do site, não diminuía as conversões. Um cliente bem informado é um cliente mais qualificado para comprar seu produto ou serviço, mesmo que no ambiente do WhatsApp.

Adicionar o botão do WhatsApp não era uma perda, era um reforço de intenção.

Além disso, os colaboradores tinham mais jogo de cintura para fazer outras demandas no intervalo entre um atendimento e outro.

E isso me faz refletir sobre mais uma coisa…

Quantos colaboradores você tem para atendimento? Você tem poucos colaboradores multifuncionais ou tem um time de atendimento dedicado?

Embedando esse código no seu site, você pode colocar apenas um número da sua empresa no site…

Você até poderia criar um mecanismo (um script por assim dizer) para rotacionar entre os números de WhatsApp dos seus funcionários, mas isso tornaria impraticável o gerenciamento dos atendimentos.

Além disso, se cada funcionário seu tiver um número para atendimento, a sua operação vai se tornar um caos, a visibilidade que antes no sistema de chat era pouca, agora vai se tornar nula.

Você não vai ter noção da quantidade de atendimento por setor, não vai poder ter acesso fácil às conversas. Que caos.

Por isso, o ideal é que a sua empresa tenha uma ferramenta de comunicação que seja possível colocar vários atendentes em apenas um WhatsApp, assim você consegue organizar, sem perder cliente em caso de demissão de colaborador, sem perder mensagens e até contar com chatbot para o primeiro atendimento.

Existem várias ferramentas que fazem isso, mas a que confiamos e indicamos por aqui é a PinkApp.

Portanto, se o seu negócio começou a crescer de maneira rápida, ter link no seu site direcionado para o WhatsApp é a melhor forma de aumentar a conversão e deixar os seus clientes mais satisfeitos. Sem falar que melhora demais a qualidade de vida do seu

Isso pode ser feito de maneira simples com o código de botão do WhatsApp e uma ferramenta de comunicação otimizada com chatbot para tornar o seu fluxo de atendimento mais econômico, rápido e fácil para sua empresa e para os seus colaboradores.