Como criar um Bot WhatsApp com a API do WhatsApp Business?

chatbot para API do WhatsApp BusinessSe você tem vários WhatsApps para o atendimento ao cliente, provavelmente está interessado na API do WhatsApp Business e em todas as automações possíveis para economizar dinheiro para o setor de atendimento.

Por isso, hoje você vai conhecer a integração do WhatsApp Business e como otimizar o processo de atendimento com bot whatsapp!

Primeiro, você já viu aqui no blog o que é API do WhatsApp Business, mas não custa relembrar…

Esta é uma forma de integrar as conversas que ocorrem por meio do WhatsApp com um sistema de comunicação mais amplo que te dá uma vasta possibilidade de utilização.

Por exemplo:

Usa-se a API para fazer atendimento colaborativo, colocar um bot em ação, entre outras possibilidades. O céu é o limite.

Entretanto, essa integração, como o nome já diz, precisa ser ligada a outra ponta. Portanto, você precisa ter um sistema para a utilização ou a contratação de uma ferramenta.

Para o desenvolvimento de um sistema próprio, é necessário mão de obra especializada (e isso não é nada barato), uma infraestrutura de máquinas (computadores) poderosas para o tratamento e desenvolvimento de programas e, agora mais recentemente, preocupação com o tratamento e armazenamento de dados.

Mas há outra solução, você pode contratar ferramentas prontas que tem a função de comunicação, em que você pode ter todos os atendentes em apenas um só lugar, como a PinkApp. Além disso, você pode ter estatísticas, filas de atendimento e chatbot de triagem.

Falando em bot WhatsApp…

O que é um bot whatsapp?

Essa é uma forma abreviada que falamos sobre chatbots que atuam no WhatsApp. Ou seja, estamos falando aqui de robôs de conversa que servem para otimizar o seu trabalho no setor de atendimento, vendas e marketing.

Partindo desse princípio, há duas formas de chatbot que você pode adotar: uma mais barata e outra mais cara.

A primeira forma de chatbot é mais cara, são os chatbots de inteligência artificial

Esses podem fazer a maior parte do atendimento sozinhos, dando informações a partir de um banco de dados e alimentando esse banco de dados com informações novas que ele mesmo capta da internet.

Sendo assim, o bot funciona como uma pessoa que aprende e desenvolve sua própria comunicação a partir de um banco de dados prévio e aquilo que ele adquiriu de conhecimento interagindo com os clientes, por exemplo, a aprendizagem de novas palavras.

Já a forma mais barata são os chatbot de triagem

Essa forma não substitui o atendente, mas torna o seu fluxo de atendimento mais rápido e otimizado, porque ele serve para responder perguntas pré-formadas por você, além de direcionar o seu cliente para quem realmente pode ajudá-lo.

Por exemplo:

Olá. bem-vindo à Princesa Store!

Digite somente o número da opção desejada:

1- Endereço da Loja

2- Compre no site

3- Suporte ao cliente

4- Tive problemas com a compra

Veja, cada opção desse bot leva para um caminho diferente.

A primeira opção apenas envia uma mensagem e o atendimento é encerrado. Já segunda envia o link para o site para que o cliente possa fazer a sua compra online. E, por fim, já a terceira e a quarta levam para departamentos específicos que vão poder ajudar o cliente de maneira mais eficiente porque houve um filtro e o fluxo de pessoas é menor.

Afinal, informações básicas já foram passadas no menu. Então, só chegará no atendente quem realmente precisa de ajuda humana. Isso torna o seu atendimento mais fluido, otimizado, reduz o custo da contratação de pessoas a mais para aguentar o fluxo de atendimento. E, por fim, deixa o seu cliente mais feliz.

E você provavelmente já sabe que clientes felizes voltam para comprar mais.

Se você procura um sistema que já tenha chatbot de maneira gratuita e que não precise pagar nem mais um real por isso, sugiro que conheça a PinkApp!