5 ferramentas gratuitas alternativas ao Slack

Se você usa o Slack (ou quer usar) para a comunicação interna da sua empresa, mas gostaria de algo com um custo menor, você está no lugar certo. Porque, hoje, você vai descobrir 5 ferramentas gratuitas, ou com opções de planos gratuitos (que valem a pena).

Por isso, vejamos…

5 Alternativas Gratuitas ao Slack

1- Fleep

A ferramenta de comunicação interna Fleep para empresas é uma opção freemium. O que isso quer dizer? Quer dizer que é possível usar gratuitamente com as seguintes funcionalidades: conversas individuais e em grupos ilimitadas, 10 mil mensagens pesquisáveis, 10 canais públicos, 5Gb de armazenamento, um usuário administrador e videochamadas (ligação direta).

Em outras palavras, tem algumas limitações, assim como o Slack, que não permite chamada de vídeo e tem limite de histórico de seis meses.

Por isso, o Fleep é uma boa alternativa ao Slack por não limitar o histórico.

Entretanto, nem tudo na vida são flores, a limitação dessa ferramenta é no número de canais de conversas em grupos, em que apenas um está disponível. Além disso, na versão gratuita só tem 1Gb de armazenamento dentro da plataforma.

2- Flock

Você quer histórico ilimitado tanto em grupos quanto em conversas diretas? Com a Flock, você pode. Além disso, ainda é possível fazer chamadas de vídeo com outro colaborador da empresa (assim como na versão gratuita do Slack).

Porém, só é possível procurar entre 10 mil mensagens. Eu sei que é muita coisa, mas você não vai achar tanta coisa assim quando estiver chegando perto desse número e precisar pagar um plano de US$4,50 (por usuário).

3- Discord

Pensou em comunicação completamente gratuita, pensou em Discord! Essa ferramenta hoje é muito usada por gamers e produtores de podcast à distância. Mas por que não torná-lo a ferramenta de comunicação da sua empresa?

Essa opção é completamente gratuita e pode ter quantos usuários quiser, canais de voz, chamadas de vídeos com mais de 2 colaboradores. Talvez o único ponto falho seja a falta de monitoramento e gestão, afinal não foi pensado para ser usado por empresas.

4- Pumble

O Pumble é tão parecido com o Slack que chega a assustar. E não somente nas funcionalidades, mas também na interface. O Pumble promete manter todos os funcionários conectados em grupos de trabalho, conversas individuais, videoconferências com mais de 2 usuários e compartilhamento de arquivos. É uma opção voltada para comunicação interna de empresas que não trabalham com criatividade e gerenciamento de tarefas.

5- Asana

O Asana é uma ferramenta muito boa para gestão de projetos para equipes criativas. Com o Asana você pode ter tarefas ilimitadas, projetos ilimitados, mensagens ilimitadas, registros de atividade ilimitados, armazenamento de arquivos ilimitado,visualização de calendário, responsáveis e datas de conclusão, integrações.

Ou seja, é um app bem completo para comunicação interna de uma empresa criativa.

Entretanto, o plano gratuito é limitado para equipes de até 15 usuários.

Pensemos aqui com nossos botões…

Se você tem uma empresa com mais de 15 colaboradores, você vai precisar de mais do que somente uma ferramenta de comunicação interna. Você vai querer tudo em um só lugar. Ou seja, além de uma comunicação interna mais robusta, precisa de uma integração com o WhatsApp para atender os clientes também na mesma plataforma.

Tudo em um só lugar.

Então, nesse caso, a melhor opção para você é…

PinkApp

A PinkApp é a ferramenta de comunicação interna integrada ao WhatsApp que centraliza toda a sua comunicação em apenas 1 só lugar.

Assim, você pode ter uma interface amigável, histórico ilimitado, armazenamento ilimitado, quantos usuários quiser, grupos ilimitados, múltiplos atendentes em uma mesma conversa, controle de qualidade dos seus atendimentos, chamadas de vídeos com vários colaboradores, suporte 7 dias por semana e treinamentos gratuitos e tem um ótimo custo-benefício. Porque em vez de pagar 2 ferramentas (uma para comunicação interna e outra para falar com seus clientes no WhatsApp), você contrata apenas 1, ou seja, uma economia de 50%.

Portanto, antes de encontrar a ferramenta certa, é necessário entender a sua necessidade, quantidade de colaboradores que usarão a ferramenta (o recomendado é que todos da empresa tenham um usuário para facilitar a comunicação) e a necessidade de organizar toda a sua comunicação em apenas uma plataforma.