Pesquisa Sobre Chatbots e Apps de Mensagem – Julho 2017

Os apps de mensagem já fazem parte do nosso dia a dia, e os chatbots irão fazer no futuro próximo. Quão rápido isso vai acontecer e em quais contextos eles vão ser mais usados, porém, ainda não está bem claro.

Por este motivo resolvi fazer uma pequena pesquisa online. O objetivo é tentar entender um pouco melhor como os usuários estão vendo e usando essas novas tecnologias. Seguem os dados da pesquisa:

  • Número total de pessoas que responderam: 1,000
  • Demografia: homens e mulheres dos 18 aos 75 anos. Nas quatro primeiras perguntas o país de residência está mencionado. Para todas as outras, as pessoas que responderam moram nos Estados Unidos.
  • Metodologia: Perguntas com resposta de multipla escolha (apenas uma resposta foi permitida). As perguntas foram mostradas nos sites do Google e seus parceiros.
  • Período: De 03 de Julho à 05 de Julho (2017)

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Algumas considerações:

1. A amostragem é bem pequena, portanto alguns dados podem estar incorretos e não refletindo o comportamento dos usuários. Tenho planos para fazer uma pesquisa mais abrangente em breve.

2. Como você pode ver na pesquisa, a grande maioria dos usuários nunca interagiu com um chatbot antes. Este fato afeta praticamente todas as perguntas, pois se a pessoa nunca usou um chatbot para pedir comida ou para agendar uma consulta, por exemplo, ela não tem como saber se a experiência é bou ou ruim, e portanto não tem como selecionar essa resposta.

3. Mesmo considerando os pontos 1 e 2, me parece que a há uma tendência a se usar os meios “tradicionais” para se comunicar. Talvez ainda leve alguns anos para os chatbots obterem uma maior adoção no mercado.

4. O Brasil parece ser uma exceção, onde a adoção do WhatsApp para o SAC (serviço de atendimento ao cliente) já é praticamente a preferência dos usuários.