Por Que Usar Chatbots no Atendimento A Seus Clientes

Se a sua empresa ainda não está convencida a integrar um chatbot aos canais de atendimento ao cliente, abaixo você encontra algumas das vantagens dessa tecnologia.

1. Atendimento por Mensagens de Texto

A grande maioria dos usuários prefere se comunicar por mensagens de texto hoje em dia, inclusive com empresas. Se você oferece atendimento ao cliente apenas por telefone, pode não estar agradando muitos de seus usuários.

A mensagens de texto são mais práticas na maioria dos contextos, pois permitem uma comunicação assíncrona, onde as partes não precisam responder no mesmo instante. Além disso com mensagens de texto não existe a possibilidade da linha dar ocupada ou cair, como em ligações telefônicas.

2. Atendimento No WhatsApp e Messenger

Os dois aplicativos de mensagem mais usados no Brasil são o WhatsApp e o Facebook Messenger. Com um chatbot é possível atender seus clientes nessas duas plataformas de forma automática e eficiente.

3. Atendimento Instantâneo

Um pesadelo de qualquer usuário ou cliente é ter que ligar para o 0800 ou SAC de uma empresa. Na maioria das vezes a interação é complicada, e a espera pelo atendente é enorme.

Com um chatbot seus clientes irão receber uma resposta imediata, e somente no caso que o chatbot não consiga resolver o problema do cliente ele será transferido para um atendente humano.

4. Atendimento 24 horas, todos os dias

O custo para se ter um call-center disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é altíssimo. O número de funcionários necessários é muito alto, e você já conhece o custo para se manter cada funcionário.

Com um chatbot você consegue oferecer atendimento consegue atender seus clientes em qualquer horário e dia com um custo muito mais baixo.

Mas o Chatbot Nâo Vai Atender Tão Bem Quanto um Humano!

É inegável que um atendente humano conseguirá atender seus clientes de uma forma mais completa. Os chatbots tem algumas limitações e não conseguem responder a todas as solicitação dos clientes.

Isso porém implica que a melhor estratégia é utilizar somente atendentes humanos?

Claro que não!

Vamos supor que o chatbot só consiga resolver 50% das soliticações de seus clientes. Estamos falando daquelas mais simples, como perguntas sobre o valor de frete, prazo de entrega, horário de atendimento e assim por diante.

Mesmo neste caso a utilização de um chatbot iria melhor muito o atendimento de seus clientes. Aqueles com uma solicitação simples teriam o problema resolvido de imediato e sem sobrecarregar seus atendentes humanos. Aqueles com solicitações que o chatbot não consiga resolver seriam redirecionados a atendentes humanos, e mesmo assim ficariam mais satisfeitos por ter consigo interagir com a empresa (no caso com o chatbot) de imediato, sem demoras e sem a necessidade de se fazer uma ligação telefônica.

Como Obter um Chatbot para Sua Empresa

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