Como funciona e quanto custa a integração com o WhatsApp Business API?

Pedir Orçamento pelo WhatsApp

Transcrição do vídeo

Fala pessoal, aqui é o Daniel Scocco. Sou sócio da Botware, que é uma empresa especializada na criação de software e chatbots pra WhatsApp, Facebook Messenger e websites, e como a demanda do mercado está muito grande por chatbots e outros tipos de integração com o WhatsApp, pra você ter uma idéia a minha empresa recebe entre 5 a 10 pedidos por dia de orçamentos e solicitações deste tipo.

Então eu decidi fazer este vídeo explicando um pouco mais sobre o que é esta integração oficial e o que é a não oficial também, vou falar depois, quais são os custos que você vai ter para fazer a integração oficial, assim fica mais claro e fácil de entender se é uma solução que pode ser viável ou não para sua empresa, pro caso que você está precisando.

Então vamos lá, WhatsApp no final do ano de 2017 anunciou que eles estariam liberando a API BUSINESS, permitindo que empresas se conectassem a plataforma do WhatsApp para enviar e receber mensagens de forma automatizada ou não, para seus clientes.

Ao longo de 2018, eles começaram a fazer testes com algumas empresas e gradualmente eles estão aumentando o número de empresas que estão com acesso a esse API. Nessa página aqui, na descrição do vídeo você pode ver todos os meios que eu mencionei, então é no próprio site do WhatsApp.com/business/custumer-stories, eles têm uma lista de cases, de empresas ao redor do mundo que já estão usando. Tem o Booking.com, que se eu não me engano envia confirmações de compra e venda de viagens pelo WhatsApp.

Make my trip, outra empresa de viagens.

Uber, já está utilizando. 2 brasileiras aqui como vocês podem ver, a B2W, dona da americanas.com e submarino, o iFood que envia confirmação de pedidos no WhatsApp.

Algumas eles não listaram, o Habib’s, já está aceitando pedido de delivery dentro do WhatsApp.

Banco do Brasil e Bradesco se não me engano já tem assistente virtual no próprio WhatsApp, enfim outras empresas como vocês podem ver.

Então já é uma realidade. Já tem casos , funcionando. Na prática qualquer empresa pode solicitar o acesso a essa API.

De que modo? Se você quer solicitar esse acesso diretamente você tem que acessar o link aqui do facebook.com/business/WhatsApp/businessapi

E como você pode ver, eles mesmos estão falando que para garantir uma experiência de alta qualidade para empresas e usuários estamos em uma prévia pública limitada.

Então basicamente você tem que preencher um formulário com os dados da sua empresa, nome, website e passar mais informações, tipo qual volume estimado de mensagens você vai ter e se essas mensagens vão ser de notificações ou de atendimento, e você envia o formulário. Se eles acharem que o perfil da sua empresa atende, , este teste fechado, que eles estão fazendo, eles vão entrar em contato com você.

Pela minha experiência e pela experiência de conhecidos que eu tenho no setor, pouquíssimas empresas estão sendo aceitas . Somente se você tiver/representar uma empresa do porte daquelas que eu mencionei anteriormente.

Isso se você fizer a integração, você tentar fazer a solicitação direta , diretamente com o facebook.

A 2ª opção que você tem é usar uma integradora tá, então é uma empresa de tecnologia. Que já tem uma relação com o facebook e com WhatsApp, que vai avaliar seu caso, ver se de fato atende , se está nos requisitos mínimos e aí, apresentar a solicitação de autorização em nome da sua empresa tá. A taxa de sucesso que é muito maior, no Brasil seu eu não me engano já são 3 empresas que já são integradoras oficiais. A BOTWARE é parceira de uma delas, então se você quiser, você pode entrar em contato com a gente.

Esse é o nosso site: botware.com.br

E a gente cuida de todo esse processo de autorização para você junto com a nossa integradora parceira e aí a taxa de sucesso é muito mais alta. Varia em torno de 90 %. Então 9 em cada 10 empresas que essa integradora leva pro WhatsApp estão sendo aceitas tá.

Se você quiser mais informações sobre a API, inclui tanto as informações do que fazer tanto do ponto de vista burocrático e também informações do ponto de vista técnico e quais são requisitos, você pode entrar nesse link aqui na sessão de desenvolvedores do facebook. O link está na descrição do vídeo.

Vamos falar dos custos, porque esse é o principal entrave que as empresas vão bater. Do ponto de vista de funcionalidade com a API dá pra você fazer praticamente qualquer coisa. Dá pra você automatizar o envio e o recebimento de mensagens no chatbot. Dá para você colocar vários atendentes humanos conversando com os clientes dentro do mesmo número de WhatsApp, desde que o uso que sua empresa quer fazer seja legítimo e não um spam, ficar enviando mensagem promocional pra Deus e todo mundo. Provavelmente ele vai se encaixar nos usos permitidos do WhatsApp e do facebook. Então a funcionalidade não vai barrar a sua empresa. O que vai provavelmente são os custos, tá.

Esses custos aqui são os que são praticados no mercado brasileiro. Eh, depois vou falar de onde vem estes custos , o que está ancorando estes custos, então vamos lá.

Se você quiser usar uma integradora, você vai ter que pagar algo em torno de 2 mil a 10 mil reais só pra fazer o startup inicial. Então por isso aqui inclui a criação do servidor , a customização deste servidor e a solicitação de autorização junto com o WhatsApp. Se você preferir fazer diretamente usando o formulário, obviamente você não vai ter este custo de startup, a Botware trabalha com custo valores que estão bem próximo destes 2 mil reais aqui, então está na faixa inferior que o mercado está praticando. Depois você vai ter um custo por mensagem tá, e tem 2 tipos de mensagem.

A mensagem de atendimento e a mensagem de notificação. Está em inglês, e na documentação do WhatsApp nome desta 1ª que é session message e a 2ª template message.

O que é a mensagem de atendimento? É uma mensagem que é enviada depois que o cliente começa a interação com o WhatsApp da sua empresa, então o cliente enviou uma mensagem, quando ele envia essa mensagem, se abre uma janela de 24hs, e durante essas 24hs dentro desta janela, todas as mensagens que forem trocadas com ele, as enviadas vão ser consideradas de atendimento.

Qual o custo dela? De cada mensagem? No mercado brasileiro, entre 0,02 centavos a 0,04 centavos, tá.
O que é mensagem de notificação? São mensagens que são enviadas num período maior do que 24hs desde a última interação com o cliente, então terminou a janela de atendimento, passa a ser uma mensagem de notificação.

O WhatsApp chama essas mensagens de template messages, porque elas têm que obedecer alguns formatos padrão. Então elas podem ser mensagens de lembretes, de viagem, de conformação de compra, não pode ser qualquer coisa em absoluto, tem que respeitar alguns formatos, aí.

O custo dela? Mais caro, muito mais caro que a outra, varia entre 0,20 a 0,40 centavos por mensagem no mercado brasileiro.

Porque acaba, como eu falei, esses valores acabam sendo um entrave pra muitas empresas que não tem um orçamento grande?

Se você mandar 50 mil template messages em 1mês, o seu custo vai ser de 15 mil reais. Pra te dar uma comparação, se você fosse mandar essas mesmas 50 mil mensagens por SMS, você ia gastar mais ou menos mil reais. Então um valor mais bem mais baixo.

As mensagens de atendimento que são as session messages, se você mandar 50 mil no mês, você vai ter um custo de aí de 1500,00 reais mais ou menos. Um pouco mais aceitável, mas ainda é salgado, . Por fim, se você quiser, que tenha um chatbot aí, respondendo automaticamente algumas mensagens, interagindo de modo automático com o cliente, você tem que botar na conta o custo que você vai pagar pra que este chatbot seja desenvolvido. E o custo vai variar de acordo com a sofisticação que você precisar no chatbot.

Agora vamos lá, de onde vem estes custos aqui ?

O startup como eu eu falei, só vai ter se você usar uma integradora, se for direto no WhatsApp você não vai ter.
O custo das template messages não tem como fugir muito porque é um custo que, grande parte deste custo vai direto pro WhatsApp, pro facebook, no caso, que é o dono do WhatsApp .

Essa aqui é a página do próprio facebook : developers.facebook.com/docs/WhatsApp/pricing

Como você pode ver aqui, eles listam o preço por mensagem em vários países. No caso o Brasil, se vai pagar por template message que você mandar 0,0473, ou seja mais ou menos 0,05 centavos de dólar por mensagem.
0,05 centavos de dólar x 4 que é mais ou menos a cotação aí hoje, vai chegar nestes 0,20 centavos aqui por mensagem que é o valor inferior aí .

O valor limite na parte de baixo que é cobrado no mercado brasileiro. Em cima disso, porque que chega até 0,40 centavos, você vai ter a margem que cada empresa vai colocar, tá. Isso pras mensagens de notificação, template messages.

Se for uma mensagem de atendimento, oh o facebook fala aqui que depois que o cliente manda uma mensagem pra você, se abre uma janela de 24 hs e dentro desta janela, o facebook não vai cobrar pelas mensagens enviadas.
Então o facebook em si, não cobra as mensagens de atendimento.

Mas porque elas estão custando aqui de 0,02 a 0,04 centavos?

Porque é a margem colocada pelo integrador.

Se a sua empresa fizer integração direta, com o facebook, com o WhatsApp, tiver um departamento técnico aí, que eles mesmos vão cuidar de tudo, aí você não vai ter este custo aqui, tá. Isso aqui vai ser sem custo.

Se passar por uma integradora que facilita muito o desenvolvimento, não tem como fugir disso tá. Inclusive vou dar um exemplo do TWILLIO, que é uma das maiores, se não for a maior empresa de plataforma de comunicação no mundo, eles trabalham muito com SMS e agora estão trabalhando com WhatsApp também.

Oh, por template message, eles colocam aqui a taxa do WhatsApp que não tem como escapar, os 0,05 centavos de dólar, a margem do TWILLIO, que é 0,005, no final das contas você vai pagar 0,0523 dólar por mensagem enviada, tá, não tem como escapar.

A session message, que é a mensagem de atendimento até o TWILLO cobra também. Eles têm volumes gigantescos, mas eles cobram também os meio centavos de dólar, na prática se você multiplicar por 4, você chega nestes 0,02 centavos que é praticado no mercado brasileiro. Então infelizmente os preços estão salgados mesmo.

Talvez no futuro eles vão cair, ninguém sabe, mas hoje a realidade é essa. Você precisa fazer a conta se pra sua empresa vale a pena.

Aí tudo isso que eu falei até agora dá integração oficial, existe também a integração não oficial, , nada mais é do que você usar alguns softwares, que pode ser software pra desktop, computador, existem também pra celular, que ele vai simular uma conexão com o servidor do WhatsApp , e ele vai automatizar o envio e o recebimento de mensagem para você. Esse aqui, um exemplo de uma biblioteca em piton, que você consegue instalar no seu computador e criar um chatbot , algum software que vai enviar e receber mensagens no seu número de WhatsApp .

Obviamente eu não recomendo de você fazer uma integração não oficial.

1º porque tem ramificações legais e está violando os termos de serviços do WhatsApp, e 2º porque você está sujeito a seu número de WhatsApp ser banido, do dia pra noite. Se o WhatsApp identificar, muito provavelmente ele vai banir e é provável que agora que eles estão com a API Business rodando com clientes e empresas usando e estão ganhando dinheiro com isso, eles vão cair matando , em todas as empresas que estão usando essas integrações não oficiais aí.

Inclusive no Brasil se você pesquisar no Google, você vai achar centenas de empresas que fazem essa integração não oficial, eles não sempre revelam que é não oficial, mas não tem como escapar deste do seu número ser banido.

Imagina lá você está usando essa integração não oficial, você tem lá 5 mil, 10 mil clientes, interagindo com seu número , aí do dia pra noite, ele é banido, você perdeu contato com todos esses clientes, então do ponto de vista econômico, na minha opinião não vale a pena, eu não recomendaria.

Por fim, se a tua empresa, se a tua necessidade basicamente é de prestar suporte ao cliente, e tem muitos clientes entrando em contato no WhatsApp com você. A Botware está desenvolvendo uma plataforma chamada SMARTCHAT que é uma plataforma web de suporte ao cliente, 100% baseada em chat porque essa é a demanda do mercado hoje.

Mas ela é externa ao WhatsApp, então como ela funciona?

Quando o cliente manda uma mensagem para você no WhatsApp, você bota uma resposta automática, que contém um link para sua página do Smartchat da nossa plataforma, e aí os teus atendentes vão poder conversar com os clientes numa interface de chat bem parecida com WhatsApp mas sem ter nenhum dos custos que eu mencionei anteriormente.

Então custo/benefício é bem melhor, se você tem interesse, se você acha que uma plataforma deste tipo, pode atender suas necessidades, basta entrar em contato que eu envio uma apresentação, e deixo você fazer um teste gratuito aí tá.

Então pra quem tem qualquer dúvida, quer mais informações sobre integração oficial, sobre a nossa plataforma de atendimento é só acessar aí BOTWARE.COM.BR

Clica aqui no botão entrar em contato, ou você pode mandar um email, chamar no WhatsApp, pode postar comentários também no youtube que eu vou responder e tentar ajudar aí e tirar qualquer dúvida sobre a integração com WhatsApp.