Será que o Whatsapp vai ter anúncios?

Muitas pessoas se perguntam que assim como o Facebook e Instagram, será que o Whatsapp vai ter anúncios?

Então, de acordo com o WABetaInfo, um site específico sobre esse assunto, a partir de 2019, o Whatsapp vai começar a receber anúncios publicitários.

Vai funcionar de forma semelhante ao Stories do Instagram, onde a pessoa ou empresa posta o seu vídeo ou foto e fica no ar por apenas 24 horas. No caso do Whatsapp, o anúncio vai ser direcionado no Whatsapp Status.

Só para você ter uma ideia, o aplicativo conta hoje com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e cerca de 1,5 bilhão no mundo inteiro e a partir do momento que o Whatsapp vai ter anúncios, isso passa a ser mais uma ferramenta para a divulgação de um produto ou serviço. Isso sé o que diz o dono do Facebook, Mark Zuckerberg.

A grande questão é que quando o Whatsapp foi criado, não se tinha a intenção de ganhar dinheiro por meio de propagandas, mas desde que foi adquirido pelo Facebook, esse cenário mudou.

Por exemplo, um dos criadores do Whatsapp não tinha a ideia de que o Facebook visava esse tipo de geração de renda, mas, na verdade, o Facebook já planejava sim fazer uma associação entre as duas contas e ganhar dinheiro com isso.

Entretanto, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, sempre teve como objetivo lucrar com o Whatsapp, o que gerou inclusive algumas ações movidas pelos fundadores do Whatsapp.

Os criadores do Whatsapp conseguiram que anúncios não fossem permitidos no aplicativo, mas não puderam evitar o uso do Whatsapp para outros fins.

Apesar do Whatsapp ter sido comprado pelo Facebook, seu cofundador, Brian Acton, ainda tinha alguma voz dentro da empresa, mas diante de tantos conflitos, no final de 2017, resolveu se desligar definitivamente, assim como seu sócio.

Voltando à questão sobre se o Whatsapp vai ter anúncios, sabe-se que, provavelmente, no ano que vem, haverá a incorporação de propagandas no Whatsapp Status. Buscava-se sim por uma forma de rentabilizar o aplicativo.

O problema encontrado é que no Whatsapp, todas as conversas são privadas, então como seria inserir anúncios e não respeitar seus usuários?

Então, como já foi dito acima, a forma encontrada foi através do Whatsapp Status, que funcionaria exatamente como o Stories do Instagram, onde as postagens têm a duração de apenas 24 horas.

Além dessa novidade, as empresas poderão ter um canal de relacionamento com seus clientes através do Whatsapp Business, onde inclusive a empresa pode inserir no seu site botões do Whatsapp a fim de que os clientes possam realizar compras.

Nesse caso, é cobrado um valor para que as empresas se comuniquem com possíveis clientes. Por exemplo, a empresa que deseja enviar uma mensagem para seu cliente deverá pagar um valor entre meio centavo de dólar e nove centavos de dólar por cada mensagem enviada, isto é, por cada anúncio enviado.

De acordo com o The Wall Street Journal, um porta voz do Whatsapp relatou que a empresa que desejar veicular anúncios deverá avisar aos seus clientes esse novo canal.

Outra polêmica se refere aos dados criptografados das conversas, mas mesmo assim o Facebook ainda estuda uma forma de que as empresas possam ter acesso aos usuários do Whatsapp.

Alguns usuários ainda estão um pouco receosos nessa questão se o Whatsapp vai ter anúncios, principalmente pelo aspecto de se sentirem um pouco invadidos.

A princípio, como as propagandas serão divulgadas no Whatsapp Status, só serão visualizadas se o usuário clicar na opção, caso contrário, não precisam ter acesso aos anúncios. Mas essa é a dúvida: Será que futuramente os anúncios surgirão sem a permissão dos usuários?

Existem alguns rumores que dizem que após a visualização de um certo número de Status, o Whatsapp poderá exibir um anúncio, mas, na verdade, não se sabe exatamente como vai funcionar.

Precisamos aguardar 2019 para comprovar realmente se o Whatsapp vai ter anúncios ou não, pois apesar das especulações, ainda não há nada muito oficial.