Banco Bradesco lança chatbot no Whatsapp

O Banco Bradesco, um dos grandes da modernidade, fez mais um gol de placa. É que ele acaba de lançar chatbots no Whatsapp. Como assim? Calma que nós vamos te explicar tudinho…

É que no dia 26 de Abril deste ano o Bradesco anunciou em grande escala que vai atender seus clientes pelo WhatsApp. Esse tipo de atendimento já era esperado, pois o banco com o seu produto novo NEXT já vinha utilizando de chatbots para o atendimento.

Mas a solução tem sido vista de perto para o atendimento de alguns grupos de clientes apenas, mas com aumento no atendimento logo no primeiro semestre deste ano de 2018. Como falamos, essa nova tecnologia já está disponível para outros correntistas do banco como por exemplo, os correntistas do banco NEXT – que faz parte do grupo Bradesco.

Em se tratando de concorrência, o banco sai na frente de muitos que quiseram implementar essa nova tecnologia de chatbots, mas não conseguiram. Os chatbots são como robôs automatizados que respondem ao menor estímulo do teclado. São uma boa pedida quando o assunto é atendimento ao cliente. E quanto a isso o Banco Bradesco vem inovando muito e com muita rapidez. Mas como posso saber se estou sendo atendido por um chatbot? Os chatbots são muito sutis e você primeiramente ficará com dúvidas se está sendo atendido por um ser humano ou mesmo um sisteminha.

É que há uma maior rapidez no atendimento ao cliente quando o assunto é usar os chatbots. Com eles nós temos mais informações detalhadas da conta, como fazer e como proceder diante da mesma. O chatbot para WhatsApp é mesmo uma inovação avassaladora. E com isso o banco Bradesco já está saindo na frente dos seus concorrentes como o banco menores, por exemplo. Essa tecnologia basicamente facilita o atendimento ao cliente com maior agilidade de respostas, acurácia dos dados e maior informação.

A tecnologia usa uma assistente virtual chamada de BIA (Bradesco Inteligência Artificial) e roda sob o sistema Watson da IBM. Ou seja, a melhor que há. E tudo isso para aproximar ainda mais os correntistas do banco e melhorar no trato com sua clientela. O que será possível então? De acordo com o Banco Bradesco será possível a seus correntistas falar com os gerentes diretamente do aplicativo, mas movimentações financeiras ainda não estão disponíveis por enquanto.

Como tudo acontece? Alguns clientes que se interessarem em cadastrar o número WhatsApp do banco em seus contatos terão o tratamento mais diferenciado e objetivo que ele pode oferecer via o aplicativo de mensagens. O banco Itaú já utiliza da tecnologia de chatbots para WhatsApp desde o ano passado, por isso a pressa do banco Bradesco em estar também dentro deste grupo por enquanto seleto. O serviço, como dissemos está disponível para o Next – banco digital do Bradesco – e já pode ser vivenciado desde já. BIA, a inteligência artificial como é chamada, já é responsável por 85% de feedback positivo. O que é muito bom se levarmos em consideração que não passa de um sistema automatizado que serve para facilitar o atendimento aos clientes. Ela, a inteligência artificial, é responsável por atender com presteza e responder a todas as dúvidas que os clientes porventura venham a ter relacionadas com o banco Bradesco.

Essa é mais uma opção de atendimento ao cliente que, na verdade, vai escolher como quer ser atendido na rede: se através do WhatsApp – uma comodidade a mais -, ou através de outros canais. O que essa tecnologia de chatbots traz de bom então? Muita agilidade no atendimento; Maior presteza quando o assunto for sua conta; Maior comunicação entre cliente e banco; Maior proximidade com o gerente da conta.

Por que devo investir em chatbots também? Porque você vai estar a par da maior tecnologia de atendimento ao cliente do planeta neste exato momento. Se tem um sistema prático e rápido que pode suprir suas dúvidas em tempo real, esse sistema é o chatbot. Por fim, o Banco Bradesco diz que não podia ficar de fora desta nova vertente no WhatsApp, pois ele – o aplicativo de mensagens – é o maior do mundo e representa muita praticidade e comodidade para quem o usa. E tudo isso atrelado ao uso do chatbot tende a melhorar ainda mais as relações.