Casa Branca Libera Código de Chatbot para Facebook Messenger

Para quem não sabe, há alguns meses a Casa Branca lançou o chat bot do Barack Obama no Messenger, também conhecido como Obamabot! Basicamente é mais um canal que os norte-americanos podem usar para enviar críticas, comentários e sugestões ao governo. Os outros canais existentes são cartas por correio e mensagens eletrônicas no site da Casa Branca.

Pois bem, esta semana a Casa Branca decidiu liberar o código fonte do chat bot no Github. Segundo declarações da Casa Branca, a ideia é ajudar outros governos e instituições a usarem essa nova tecnologia para interagir com eleitores e pessoas em geral.

A iniciativa é muito bacana, e comprova que os chat bots estão se afirmando em vários setores da sociedade, incluindo na política. Na realidade parece que os bots estão se adaptando mundo bem ao uso na política. Esta semana a Hillary Clinton lançou um bot para ajudar as pessoas a se registrarem para votar (nos Estados Unidos você precisa se registrar para estar apto a votar no dia das eleições). Além disso também surgiu o bot que imita o Donald Trump (no seu pior estilo, obviamente).

Voltando ao código aberto do bot da Casa Branca, uma coisa que achei curiosa foi a escolha da plataforma. Eles estão utilizando o Drupal, que é uma plataforma destinada a criação de sites dinâmicos. O código está muito bem escrito e modularizado pelo que vi, mas eu teria escolhido outra plataforma e linguagem. Por exemplo, usar JavaScript com um servidor Node.js é mais recomendado na minha opinião, pois os recursos de asincronísmo deixam a aplicação de troca de mensagens em tempo real mais rápida e eficiente.

Segundo o site VentureBeat, outros iniciativas parecidas estão surgindo ao redor do mundo. Por exemplo, parece que a Microsoft está trabalhando com autoridades do governo de Singapura para lançar diversos chat bots nos âmbitos político e social.

Nas eleições de 2016 não vimos muito coisa nesse sentido no Brasil, mas acredito que em 2018 teremos diversos bots disponíveis. Por exemplo, o Bot Ficha Limpa pra verificar a ficha de cada candidato e assim por diante.

Sugerido para você:
Sem comentários.

Deixe uma resposta