Como Criar um Chat Bot para Sua Empresa

Após ler o artigo Chat Bot para Empresas: Necessidade ou Moda? você vai entender que qualquer empresa que tenha uma presença digital importante (website ou Facebook) se beneficiaria de ter um chat bot, pois esse funcionaria como uma primeira interface com seus clientes, deixando o atendimento mais rápido e eficiente.

como-criar-um-chat-bot

Se você já está convencido e esta buscando como criar um chat bot para sua empresa, existem atualmente 3 métodos no mercado. Sao eles:

1. Use uma plataforma “face voce mesmo”

Estão surgindo muitas plataformas no mercado que permitem a qualquer pessoa, mesmo sem conhecido de programação, de criar um chat bot em pouco tempo. Você especifica algumas opções e o conteúdo da conversa, e a plataforma faz o resto pra você.

A maior plataforma existente é o ChatFuel. Ela é muito usada por sites de noticias e blogs para criar bots que enviam os artigos aos usuários, mas também pode ser usada para outros fins.

A vantagem desse método é o baixo custo e tempo de desenvolvimento. A desvantagem e que talvez o chat bot nao fique exatamente do jeito que voce precisa, pois as opções de customização sao limitadas.

2. Contrate um chat bot como serviço

Algumas empresas oferecem chat bots como um serviço. Isto é, elas criam, customizam e alugam o chat bot para sua empresa. Algumas cobram uma taxa de implantação, outras não. Todas cobram uma mensalidade para a manutenção e atualização do chat bot.

A vantagem desse modelo é que voce terá um chat bot feito para os requisitos da sua empresa e seus clientes, e também poderá ter atualizações sempre que necessário. A desvantagem é que o custo é um pouco maior do que o primeiro método.

3. Desenvolva um chat bot do zero

O terceiro método seria contratar uma empresa para desenvolver o chat bot da sua empresa do zero. Algumas software houses no Brasil ja trabalham com chat bots, e empresas especializadas estão começando a surgir (como a nossa).

A vantagem desta opção é que o bot será feito sob medida para a sua empresa, podendo ser “treinado” especificamente para o seu setor, produtos, etc. Isto significa que o seu poder de entendimento e de conversação serão maiores.

A desvantagem é o prazo maior de desenvolvimento, e o custo alto de desenvolvimento, que pode chegar a ser muito maior que nos outros dois métodos.

A botware trabalha com os metodos 2 e 3, fornecendo chat bots como serviço e desenvolvendo chat bots do zero caso a empresa necessite. Entre em contato para obter um orçamento para seu projeto.