Redes sociais para Armarinho Online

 

Em terra de artesanato, Armarinho é rei. Mas não adianta ser armarinho de bairro atrasado, é necessário se modernizar e vender online!

Pessoas que antes eram livres para circular são obrigadas a ficar em casa para se proteger e proteger quem mais ama.

Então, isso não influenciou apenas a quantidade de pessoas nas ruas, isso mudou também os hábitos de consumo, os produtos consumidos e as rotinas das pessoas.

Agora que as pessoas têm ficado mais em casa, por consequência novos hábitos também foram criados, seja para novos hobbies quanto para embelezar as casas com as próprias mãos.

Ou seja, já que o momento não está propício para barzinho, os quarentenados estão trocando o copo por agulhas, tecidos e fios.

A nova onda é ficar em casa fazendo DIY.

E prova disso é que os influenciadores (aqueles que estão sempre ligados nas tendências) estão mais criativos quanto ao conteúdo dentro de casa e formas artesanais de passar o tempo.

É exatamente por isso que lojas de armarinho, que vendem materiais para arte e artesanato, têm uma mina de ouro nas mãos.

Sim, você não leu errado, hoje o armarinho não é mais uma lojinha de bairro feita para vender botão encapado. O armarinho é uma potência de vendas para abastecer os lares das pessoas em isolamento social e fornecer  materiais terapêuticos.

Além do mais já passou a fase do “novo normal”, agora é normal ficar em casa e pronto.

Na web, hoje, existem alguns exemplos de grandes armarinhos como o armarinho 25 e o mais famoso de todos: o armarinho são josé.

Mas também existe espaço para os armarinhos menores de bairro que podem se beneficiar de outras características como atendimento personalizado por WhatsApp e entrega rápida.

A princípio pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é.

É possível vender de forma fácil por grupos de Facebook, por um perfil no Instagram, até mesmo no Tiktok! Basta saber a estratégia certa para acelerar as vendas.

Então, vamos lá!

Como vender pelo Facebook?

1- Venda através de marketing de comunidade

O Marketing de Comunidade acontece a partir de um grupo de pessoas com mesmo interesse, que gostam ou que não gostam de um assunto em específico, mas que, devido à internet, não precisam estar geograficamente em locais próximos.

A primeira coisa que me vem à lembrança quando falamos de comunidade, são as comunidades do finado Orkut, como por exemplo, “eu amo chocolate” ou “eu odeio segunda-feira”.

Mas existem outros exemplos mais atuais, por exemplo, os grupos do Facebook, que de certa forma absorveram o público das comunidades do Orkut.

Ou outras formas de comunidades, como os grupos do WhatsApp.

Pensando mais profundamente na comunidade, um bom exemplo de venda por meio de marketing de comunidade é o grupo “Eu Amo Tricot” no Facebook, o maior grupo brasileiro para pessoas que querem aprender a tricotar ou para quem já sabe fazer o ofício.

Ou seja, servem como uma rede de apoio e de troca de dicas sobre assuntos relacionados a agulhas, fios, malhas, etc.

Mas como uma marca pode vender nesse ambiente sem parecer chato? Simples, pode vender indiretamente também postando conteúdo, por exemplo: como fazer casaco de tricot para iniciantes.

Inclusive, esse é um ponto importante nas redes sociais.

Falando em conteúdo…

2- Conteúdo é rei, não use o seu perfil e suas postagens como uma vitrine

Quem gosta de propaganda quando está vendo um vídeo no Youtube de um tutorial? Ninguém.

Então pare de fazer da forma com que todos fazem!

Ao invés de fazer propaganda tradicional, torne a sua propaganda entretenimento. E mais do que isso, dê informação útil para quem está vendo a sua publicação.

Em vez de dizer “compre lãs para tricot aqui”, forneça receitas escritas ou em vídeo que vão precisar de lã. E quem vende pertinho da casa do cliente e tem uma entrega rápida ou está a um clique de distância? Você!

Portanto, materialize o seu produto, ninguém quer comprar uma lã, todo mundo quer ter um casaco novo.

Falando sobre materialidade…

3- Evite classificados dos grupos do Facebook

Os classificados são ferramentas que o Facebook colocou para facilitar a venda de produtos em grupos pensados para isso.

Mas esses grupos hoje se tornaram formas ineficientes de venda servindo apenas como um depósito de anúncios. Ou seja, uma outra forma de vitrine ineficiente.

Por isso, pare de perder tempo com coisas que não vão gerar vendas para sua empresa, otimize o tempo!

Como um armarinho online pode vender pelo Instagram?

Outra ferramenta potente de vendas é o Instagram.

Essa é uma rede social mais usada pelo público jovem (com muito conteúdo criativo), que pode te inspirar a criar o seu próprio conteúdo.

Diferentemente da forma de vender para grupos de nichos específicos, nesta rede social a forma de vender é outra.

Aqui você não vai jogar apenas a boia para se divertir na piscina, é necessário construir a piscina, encher de água e fazer a manutenção.

Metáfora a parte, aqui é necessário criar sua própria comunidade ativa por meio de conteúdo relevante.

Ou seja, muito tutorial e dicas para atrair o público, além de hashtags segmentadas no assunto de produtos de armarinho como lã e bastidores para bordado manual.

Mas nada supera o WhatsApp para vender de forma simples e rápida online.

Como vender pelo WhatsApp para armarinho online?

O WhatsApp, mais especificamente o WhatsApp Business, é o app mais indicado para vendas hoje na internet. Mesmo que você tenha outras redes sociais ou um site para vender os seus produtos.

Esse é um app que tem uma experiência completa de comunicação com o cliente, o que acaba tornando o celular da empresa uma máquina de fazer dinheiro para aumentar as suas vendas.

E, o melhor de tudo, está no bolso da maioria dos consumidores brasileiros.

Ele tem:

  • perfil comercial
  • ferramenta de catálogo
  • mensagens de boas-vindas
  • mensagens de ausência
  • integração com outros aplicativos do Facebook

Ou seja, com o WhatsApp você pode fazer funis de vendas, de retenção e suporte ao cliente.

Você pode inclusive centralizar a sua comunicação por apenas um canal, porque é a forma mais popular de comunicação para todos os brasileiros.

Portanto…

Use a estratégia certa para vender e continuar vendendo para o mesmo cliente.

Por isso, vou te contar um segredo: é mais barato vender para alguém que já é seu cliente e já confia no seu trabalho do que para uma pessoa nova.

Então, use isso ao seu favor, venda mais para quem já é seu cliente.

Afinal, é possível fazer remarketing para clientes que têm o seu número salvo. Quem já comprou alguma vez é atraído para comprar novamente e quem nunca comprou e tem o seu número salvo pode sentir vontade de comprar!

Como?

Usando o Status do WhatsApp para vender os produtos do armarinho online!

Como falamos, o WhatsApp é uma ferramenta de vendas potente, porque ele une pessoas que se conhecem, ou seja, são relações de primeiro grau (você não passa seu telefone para um estranho na maioria dos casos).

E a taxa de entrega de conteúdo no Status é de 100%, diferentemente do que acontece em qualquer outra rede social!

Ou seja, para atrair aquele cliente, basta fazer conteúdo atrativo que vai aparecer na rede social que ele mais usa, sem gastar nem 1 centavo para impulsionar!

E isso pode ser aliado a outras estratégias de vendas para retenção para armarinho online.

Por exemplo:

Se você sabe que o seu cliente está aprendendo a pintar e descobriu que ele utiliza meia folha por dia e o bloco de pintura que ele comprou tem 12 folhas, logo ele vai precisar de um bloco novo em 24 dias.

Ou seja, você já consegue pegar informações úteis sobre a utilização do seu produto e correlacionar com suas vendas!

Mas como saber de tudo isso se não tem as informações importantes concentradas?

Existem duas formas de fazer isso:

A primeira é uma forma mais cara: a assinatura de uma ferramenta de CRM (ferramenta de gestão de vendas). Existem várias no mercado.

O Pipedrive é um exemplo de ferramenta de CRM super personalizável e com funcionalidades ótimas para filtros e estatísticas de vendas e retenção de clientes. Mas o custo é alto. E pode ser um balde quando você apenas precisa de um copo

A segunda forma é ter as informações importantes organizadas em uma sessão dentro da conversa com o cliente. Assim, toda vez que você falar com ele, vai ter acesso a essas informações.

Beleza, então você já entendeu como as redes sociais são efetivas para vendas e manutenção de um cliente. E que a principal delas é o WhatsApp por ter conexões de primeiro grau e entregar muito mais.

Porém, nem tudo são rosas em um jardim, não é mesmo?

No ambiente do WhatsApp, a gente também vai encontrar muitos espinhos.

A versão gratuita do aplicativo tem algumas limitações como ter apenas 1 tela de computador, o que impossibilita ter mais de um atendente para recepcionar os pedidos.

Por que isso é um problema?

Porque quando você precisa ter agilidade no atendimento e tem um fluxo de mensagens grandes, como em um armarinho online, uma pessoa não dá conta sozinha.

Então, como resolver? Colocar mais número de telefone?

Além de cara, essa solução confunde o cliente, afinal quando tem vários telefones para ele entrar em contato, ele se perde e não fala com nenhum. Por qual telefone ele vai ser atendido? Fica confuso e você pode perder o cliente por uma coisa boba.

Outro problema é que falta um CRM integrado, como falamos aqui em cima. Você precisa de uma ferramenta que possa concentrar todas as informações do cliente e ter um atendimento personalizado no padrão Disney de qualidade.

Por isso, hoje, eu vou te apresentar uma solução que vai acabar com seus problemas de atendimento ao cliente por WhatsApp: a PinkApp!

A PinkApp é uma ferramenta de comunicação interna e externa integrada ao WhatsApp que vai ajudar o seu armarinho online.

Com a PinkApp, você pode organizar, segmentar e monitorar toda a sua operação de marketing, vendas e pós-vendas!

Então, se você quer modernizar o seu armarinho para atender pelo WhatsApp, vender mais e atender melhor os seus clientes por WhatsApp, clique aqui saiba mais sobre essa ferramenta.